Hoje você é o visitante numero:

Valeu!!!!

Sua visita é muito importante.Espero que goste,e volte muitas vzes...
bjs...

Tradutor

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nayma Akef

Nayma Akef



Nasceu em Tanta, no Egito, no dia 7 de Outubro de 1932. Sua família era circense e possuía o Circo Akef. Eles viajavam muito fazendo turnês especialmente na Rússia. Em 1957 Naima apresentou sua dança num festival juvenil e ganhou primeiro lugar. No Teatro Bolshoi, há uma foto em sua homenagem.
Naima foi descoberta primeiro pelo diretor Abbas Fawzy que lhe apresentou seu irmão Hessein Fawzy. Ele percebeu o talento dela e lhe deu papel principal na primeira vez em que Naima aparecia num filme.
Ela teve muito sucesso como atriz, era consciente do seu peso, sua forma física, não poupava esforços nos ensaio. Dotada de grande técnica e estilo, suas coreografias encantaram o cinema egípcio com sua arte de canto, atuação e dança. Atuou em aproximadamente 30 filmes. Sua expressiva dança, teve origem nas atuações acrobáticas sobre cavalos. Foi seu pai quem percebeu seus dons, incentivou e reconheceu seus talentos.
Frequentemente criava suas coreografias mas ficou muito famosa por ser disciplinada e obediente aos seus treinadores. Raramente dançava em casas noturnas. Ela se apresentou algumas vezes no Cassino da Madame Badia Masabni.
Após ter se separado de Hessein, ela se casou com seu contador e com ele teve um filho que começou mais tarde a trabalhar com música.
Naima morreu de câncer em 23 de Abril em 1996 com apenas 64 anos, após uma angustiante batalha. Sua musicalidade e interpretação dramática são imortais.

Dança

O circo se desfez quando Naima fez 14 anos , mas este foi apenas o começo de sua carreira. Seu avô tinha muitas conexões no mundo do espetáculo e no Cairo , ele a introduziu a seus amigos . Quando os pais se divorciaram  , ela formou um ato cômico e acrobático que realizou em diversos clubes em todo Cairo. Ela então teve a chance de trabalhar na famosa boate Badia Masabny , onde ela se tornou uma estrela e foi uma das poucas que dançaram e cantaram . Seu tempo com Badia , no entanto, teve vida curta , como Badia favorecia ela,  fez com que os outros artistas a invejassem . Um dia, eles debochavam dela e tentaram espancá-la , mas ela provou ser mais forte e mais ágil e ganhou a luta . Isso a levou a ser demitida , assim  ela começou a se apresentar em outros lugares.

Uma estrela

O Kit Kat Club foi outro local famoso no Cairo, e este é o lugar onde Naima foi introduzida ao cineasta Abbas Kemal. Seu irmão Hussein Fawzy , também diretor de um filme, estava muito interessado em ter a estrela Naima em um de seus filmes musicais. O primeiro destes filmes foi "Al- Eich malh wal " (pão e sal). Seu co-star foi o cantor Saad Abdel Wahab, sobrinho do lendário cantor e compositor Mohamed Abdel Wahab. O filme estreou no dia 17 de Janeiro de 1949, e foi um sucesso imediato , trazendo reconhecimento também aos estúdios Nahhas Film.


Aposentadoria e morte

Naima parou de atuar em 1964 para cuidar de seu único filho, um filho de seu segundo casamento com contador Salah Abdel Aleem . Ela morreu dois anos depois de câncer, em 23 de Abril de 1966 , na idade de 37 anos.

Filmografia

  • Malh Wal Aish (1949).
  • Lahalibo (1949).
  • Baladi Wa Khafa (1949).
  • Furigat (1950).
  • Areess Baba (1950).
  • Fataat Al Sirk (1951).
  • Ya Hubb Halawaat Al ( 1952).
  • Arbah Zabit Wa Banat (1954).
  • Aziza (1955).
  • Tamr Henna (1957). com Ahmed Ramzy , Fayza Alves e Rushdy Abaza.
  • Amir El Dahaa (1964). 
fontes:



http://khandara.multiply.com/journal/item/8/8
http://en.wikipedia.org/wiki/Naima_Akef

Vídeos:






Nenhum comentário:

Musica que eu amo!!!

Postagens populares

Previsão do Tempo

Multiply