Hoje você é o visitante numero:

Valeu!!!!

Sua visita é muito importante.Espero que goste,e volte muitas vzes...
bjs...

Tradutor

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nagwa Fouad

Nagwa Fouad



 Foi a bailarina mais famosa na 2a metade deste século. Seu começo artístico foi como secretária em uma empresa de organizações de festas e daí passou para o teatro e dança. Afastada de sua casa em Alexandria, sonhava em dançar no Cairo. Participou de muitos filmes com um êxito sem precedentes. Sua fama ultrapassou o mundo árabe e passou a representar o Egito em muitos festivais turísticos


Image
Nasceu em 1942, na Alexandria, sua mãe era palestina e seu pai egipicio, sua mãe morreu poucos meses depois dela ter nascido e seu pai se casou com outra palestina. Aos 15 anos fugiu da Palestina para o Cairo, sem nenhum dinheiro, chegando lá ela foi traalhar de telefonista, na Agencia Orabi para estrelas do cinema egipcio. Quando Orabi a viu dançar a convenceu a alugar uma roupa e dançar.
Começou a dançar aos 16 anos em festas de casamento familiares e encontros sociais.
Seu nome de nascimento era Awatef Mohammed El Agamy.

Dançou no "Sahara City" e depois passou a dançar no "Aubergue des Pyramedes".
Um passo importante para sua carreira, foi seu casamento com Ahmed Fouad Hassan, importante violinista, compositor e maestro. Ele deu a ela  a chance de aparecer num importante evento da epoca, o "City Lights",então ela foi destaque em varias capas de lps.Hassan era 17 anos mais velho que ela, e tomou cuidado cm as etapas da sua carreira.E ela diz que deve tudo a ele, "Ele me fez estuudar folclore, me ensinou a importancia do estudo e do trabalho. Mas isso não foi o suficiente, e ele queria ter um filho com ela, mas como ela não quis eles se divorciaram, depois de seis anos de casamento.



Em 1976, sua carreira atingiu o topo, pois foi quando o compositor  Mohamend Abdel -Wahab escreveu para ela a peça Blue Moon, aonde ela pode mudar a forma no palco, transformando a dança  oriental tradicional em mais do que um espetaculo coreografado, adicionando elementos mais dramaticos, o que serviu como uma transição, ela pode juntar Taya Carioca e Samya Gamal e e estilo acrobatico de Na'ema e criou um novo espetaculo teatral dramatico.
Aprendeu música e dança ocidental. Também foi cantora, artista de teatro e cinema.










O primeiro filme que fez foi "Sharei El Hob" (La Calle del Amor), que contou com a participação de alguns músicos como o cantor Abdel Halim Hafiz com a canção "Olulu".Image
Nagwa Fouad fez a primeira aparição dela no filme com esta música. E na opinião do derbakista Hossam Ramzy foi o mais próximo da melhor demonstração natural de como dança uma jovem egípcia comum. Segundo ele a dança de Nagwa foi “perfeitamente inocente, cheia de amor, emocionalmente bem expressada, traduzindo cada parte da música de uma maneira maravilhosa e retratando o argumento da história em uma atuação magistral que deve ser vista para se crer”.
Com este filme Nagwa e Abdel Halim Hafiz tornaram-se famosos e ela tornou-se a bailarina oficial de Abdel, acompanhando-o em todos os seus shows.
Em 1976 o lendário compositor Mohamed Abdel Wahab também escreveu uma música especialmente para ela: Arba´ tashar.
Ela se apresentou na Europa e Estados Unidos, onde então fundou uma escola de dança oriental em Nova Yorque.


Reservava em sua apresentações sempre um momento do show especial para o violino.

Fez muito sucesso como bailarina nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90.
Mas no início de 1992 retirou-se definitivamente da dança para consagrar-se no cinema.E virar diretora.





fontes:
http://www.centraldancadoventre.com.br/a-danca-do-ventre/a-danca-do-ventre-grandes-nomes/61-nagwa-fouad
http://www.belly-dance.org/nagua-fouad.html


Videos:




















Nenhum comentário:

Musica que eu amo!!!

Postagens populares

Previsão do Tempo

Multiply