Hoje você é o visitante numero:

Valeu!!!!

Sua visita é muito importante.Espero que goste,e volte muitas vzes...
bjs...

Tradutor

Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

A FRONTEIRA ENTRE O COMÉRCIO E A ARTE





Ontem, sexta feira 13, fiz um apresentação que me deixou inspiradissima e felicíssima. Até ai tudo normal. Se... isso tudo não me levasse a pensar e levantar algumas questões...

Sei que já fui muito criticada por fazer eventos beneficentes, por dançar de graça, por dar aulas de graça. Que fazendo isso, estaria "denegrindo" o profissionalismo da área e "desrespeitando"  profissionais. 

Mas na minha concepção me pergunto, o que faz alguém ser profissional? Profissional é aquele que ganha dinheiro com seu trabalho, poderiam me responder, sim...eu sei disso!. Mas e na "nossa área"? Aonde lidamos com a arte? Ate que ponto dançar de graça ou realizar eventos beneficentes nos torna menos profissionais? Pergunta difícil não é?... 

Talvez!!! Mas eu tenho consciência do trabalho que realizo, do que EU escolhi fazer. Sim porque, qualquer artista  mambembe de folhetim é um senhor artista e quer fazer ARTE, e se dessa ARTE surgir RENDA, "muito obrigada Senhor!!! Totalmente ao contrário de ,"The Show must go on!"... 

Assim como já fiz apresentações rentáveis, já dei aulas pagas, já dei aulas de graça, já me apresentei de graça, também já paguei pra dançar, e não me envergonho de nada disso, ou ache que esteja denegrindo ou menosprezando o trabalho de ninguém.

 EU não vejo a arte, nesse caso..., no meu caso a Dança do Ventre, como um trabalho, eu realizo por amor e faço isso de graça sim. Dou aulas de graça sim,meu evento é beneficente sim!!! E estou realizada com meu trabalho.E graças a Deus muitas outras bailarinas também estão comigo,  pois participaram do meu "Eventinho", como já foi chamado por alguns, ajudando varias famílias, e posso citar algumas, Hadara Nur


Adriana BeleFusco


 Giuliana Scorza


 Fátima Braga . 
e muitas outras que ajudaram o evento ser um sucesso.

   E quando, principalmente, me apresento a pessoas que vêem arte no que eu faço, isso me realiza, como pessoa, como artista e como profissional. O importante é cada um fazer aquilo que lhe dá prazer, que o realiza. Se as pessoas tivessem isso na mente, ao invés de viver criticando os outros acredito que teríamos, alem de pessoas muito mais realizadas, verdadeiros profissionais


E penso nisso, pelas fotos vocês podem conferir, no grupo da 3° idade aonde me apresento a anos na Tarde de Talento deles, levou anos até eles terem coragem de realizarem seus desejos e agora depois de uma vida inteira dedicada a suas "carreiras profissionais" exclusivamente, descobriram o prazer de fazerem o que gostam. E que poderiam ter feito se não pensassem 
exclusivamente em uma profissão que lhes rendessem dinheiro. "Se você, amiga ou amigo bailarino quiser pautar sua vida artística no quanto de cachê você recebe por uma apresentação... legal... bacana... sorte pra você..."."mas se vc quiser pautar sua vida artística em cima da ARTE, e da CULTURA, seja mente aberta o suficiente pra saber a hora de "cobrar" e a hora de "divulgar". "isso indica até para as mentes mais tacanhas q você quer é que o seu publico entenda a cultura que você está divulgando, e não vendendo um produto oriundo do seu corpo. PENSEM NISSO..."

19 comentários:

MONICA FERREIRA disse...

Meu... o q q eu vou dizer depois disso?
So posso dizer "sim, td mundo precisa comer e pagar suas contas.". Mas QUEM TEM AMOR E COMPROMISSO COM A ARTE, A CULTURA E SUA DVULGAÇÃO, pensa primeiro em mostrar o q de melhor tem a sua arte. O rendimento q vem depois vem por merecimento...
Mas eu sou suspeita né, Fê?
TE AMO IRMÃ!!!

Deise...e ponto final. disse...

Nanda, eu concordo com a momo. O que nos vamos dizer depois disso? Isso é tudo que todo mundo tem entalado na garganta, mas ninguem tem coragem pra gritar. Aprendi a te admirar um pouco mais agora.

Cleo!!!! disse...

Nem tudo no mundo é dinheiro, há coisas mais importantes. Dinheiro é bom, mas paz na consciência e muito mais importante. Independente do que falem Nanda, o trabalho que você realiza além de lindo é de grande valia. Se todas as "profissionais" que te criticam dessem um pouco do seu tempo pra ajudar outras pessoas, muitas almas sairiam do purgatório .

Carrie a Estranha disse...

Pobres coitados dos que seguem a turma das MARIAS VAI-COM-AS-OUTRAS. Inferno tem vaga, sempre.

Anônimo disse...

Nanda, arrasou!
Todo mes danço para ajudar os outros, e né por nada não....
Mas do que vale ganhar rios de R$ e nao ajudar ngm nem a nos mesmas?????
Amiga, to me apaixonando pelo anjo q vc é!
Bahebak!
bawseeeeeee

Maria Meireles disse...

Prô, eu tenho orgulho de ser sua aluna, e ver o trabalho lindo que vc faz com as pessoas que não tem condições.Poucas pessoas se dão como vc.Se tivessemos mais pessoas assim o mundo seria melhor.

Paty Sevla disse...

LI ESSE ARTIGO DE MINHA AMIGA NANDA E ME IDENTIFIQUEI MUITO COM O Q ELA DIZ,TENHO MINHA PROFISSÃO,MEU GANHA PÃO,,TRABALHO NUMA CRECHE COMO EDUCADORA DA AREA DE BERÇARIO. A DANÇA DO VENTRE? ME PERGUNTAM VCS.E EU RESPONDO "É MEU HOBBY" AMO DANÇA DO VENTRE,AMO ENSINAR DANÇA DO VENTRE,AMO VER OS OLHINHOS DE MINHAS ALUNAS BRILHAREM AO CONSEGUIR REALIZAR UM MOVIMENTO COM PERFEIÇÃO,ESSE É MEU PAGAMENTO,QDO VEJO A PLATEIA APLAUDIR MINHA APRESENTAÇÃO ESSE É MEU PAGAMENTO.PRA FINALIZAR,"SOU FELIZ POR QUE NÃO VIVO DA DANÇA DO VENTRE,MAS PQ VIVO PELA DANÇA DO VENTRE!!!!!

Unknown disse...

Caraca Paty...vc disse exatamente o q eu quis dizer...as vzes a outros tipos de pagamentos alem do dinheiro...Concordo plena e absolutamente com vc...
Meninas...brigadão pela opinião de vcs...

Unknown disse...

Marhaba!
Aziza!
Eu, me vi falando...kkkkk serio...ja passei por essa situação vairas vezes, e quer saber Nanda, enquanto minha nobres colegas estão por ai preocupadas..com seu corpinho.ou com que vou usar semana que vem num tal restaurante...eeu estou No Centro de Convivência do Idoso...trabalhando com Mulheres Maduras e cheia de Atitude! Parabéns Querida!
pelo seu lindo trabalho....tenho certeza que muitas mulheres agradem você.
bjs! e nem ligue pras exuberantes..kkkkkkkdeixa essas fulaninhas pra lá...kkkk..
E como dizia minha saudosa Mamãe: Que Deus te concerve menina..
bjs...

Haiyat Raziya disse...

""SOU FELIZ POR QUE NÃO VIVO DA DANÇA DO VENTRE, MAS PQ VIVO PELA DANÇA DO VENTRE!!!!!"
Putz... esse comentário da Paty expressa EXATAMENTE qual deveria ser a mentalidade dos que vivem pela arte.
Nada contra kem VIVE DA ARTE. Muito pelo contrário! Tenho um grande amigo músico, meu professor (eternamente), chamado VITOR CAZÉ, e ele VIVE DA ARTE sem deixar de VIVER PELA ARTE. Ele tem um projeto social no Paraná que é emocionante ouvir ele falar sobre. É gratificante vc realizar um trabalho e ter como paga um sorriso, o resgate de uma auto estima ou de uma feminilidade até então embotada pelo WORK SURVIVOR ou pela falta de amor por si mesmo, redescoberto por uma arte cara, q muitas pessoas PRECISAM e muitas vezes NÃO TEM CONDIÇÕES DE BANCAR. É divino!
Pessoal, valorizar a arte SIM e SEMPRE, porém nunca sem esquecer uma coisa chamada HUMILDADE. Arrogância e prepotência nunca levaram a destinos muito bons e felizes.
Meu bjim a todas as lindas bailarinas, que antes de serem PROFISSIONAIS são acima de tudo ARTISTAS!

Anônimo disse...

... Amiga seu trabalho está cada dia mais lindo!!!! Parabénse continue Fazendo seu trabalho assim altivo, de cabeça erguida ,independência e no caminho da verdade, pois quem te conhece sabe disso!!!
bjos mil conte sempre comigo
Nete Salmah

NANDA SALIMA disse...

Amigas...de todo o coração eu agradeço os comentarios...é bom saber que as vzes na vida a gente faz alguma coisa de bom!!!!

HILDA HURRICANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HILDA HURRICANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HILDA HURRICANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HILDA HURRICANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HILDA HURRICANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HILDA HURRICANE disse...

Nanda, esse assunto dançar pagando ou de graça já deve ser um texto patenteado por um certo grupo de "jovens" dançarinas que no fundo no fundo tem medo de ficar pobre e da lantejoula ficar desbotada.
Opinião é que nem unha, cada um tem as suas, mas parece que certas pessoas que precisam mais de bajulação do que ar pra viver não admitem opiniões e posições contrárias as delas. Resultado - um monte de idéias pré concebidas, com formatos acabados de como proceder dentro do meio artistico, mas a pergunta de 3 milhões de dólares é: quem deu aval de palmatória do mundo pra tantas classificações? Tem umas e outras por aí que eu não reconheço como NADA nem na vida e nem na dança. Quem são elas pra dizer o que os outros devem ou não fazer? Com a autoridade de quem rotulam os outros? Alguém aí em cima falou de arrogância e prepotência. Concordo e digo mais. ANTIGUIDADE NUNCA FOI CARGO E NEM POSTO.
Sejamos nós mesmas e F***da-se a opinião que não colabora em nada!

Cleo!!!! disse...

Assim como disse numa comunidade no orkut repito aqui.
Estou cansada de ver essa ladainha de cobrar pra dançar, pagar pra dançar, dançar de graça. Cada um faz o que quer da sua vida e ponto final! Não é o que o outro faz que prejudica sua imagem profissional, mas sua própria incompetência!

Musica que eu amo!!!

Postagens populares

Previsão do Tempo

Multiply